Home / Cidades do Brasil / Bom Jardim

Bom Jardim

Bom Jardim possui um clima serrano, uma paisagem de montanhas e cachoeiras, algumas construções históricas e manifestações de cultura popular. Pelas ruas de Bom Jardim, destaque para igrejas centenárias e alguns espaços culturais, como o Galpão, o Sobrado e o Cine Bom Jardim. A Festa do Inhame é uma tradição local assim como a devoção a São Cristóvão, que faz anualmente centenas de motoristas da região visitarem o local, em julho, durante três dias de shows e bênçãos a motoristas em carreatas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Cine Bom Jardim
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o cinema Edmo Erthal, conhecido como Cine Bom Jardim, foi inaugurado em 1954 com a exibição dos filmes Duelo das Paixões e Vale das Sombras. O projetor Century, importado dos Estados Unidos, era o que havia de mais moderno na época. Depois de 18 anos desativado, o espaço foi reinaugurado em 2012 e também funciona como teatro. Conta com 300 poltronas, palco multiuso, camarins, tela com projetores modernos, além de um pequeno museu onde os visitantes podem conferir os antigos projetores e outras peças recuperadas.

# 2 Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Foto: Divulgação / INEPAC

A pequena igreja foi construída no início do século XX e possui uma peculiaridade no relógio de numeral romano: o número 4 é representado por IIII, ao invés de IV. Apesar de parecer um erro, havia questões estéticas e religiosas por trás da troca. Em 2000, a Igreja sofreu reformas que lhe deram a aparência atual. A matriz tem uma torre de 30 metros de altura e a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira, no altar. Nas paredes laterais encontram-se imagens em madeira da Via Sacra.

# 3 Igreja São José
É a igreja mais antiga do município, inaugurada uma semana depois da abolição da escravatura, em maio de 1888. Edificada por escravos, em alvenaria de pedra, possui uma torre sineira e um relógio em seu frontão triangular. Seu altar é em mármore, tendo nas laterais as imagens de São José e N. S. da Conceição, em madeira, e da Via Sacra, em gesso. A igreja é uma replica da catedral de Friburgo.

# 4 Casa de Cultura Mário Machado Nicoliello
A Casa de Cultura é sede da Biblioteca Pública Municipal João XXIII, que possui acervo de cerca de onze mil livros e periódicos, além de um arquivo da história da cidade, com jornais do século XIX. A biblioteca completou 7o anos em 2012, e realiza entre 200 e 300 empréstimos por mês. A Casa de Cultura funciona também como sede da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Bom Jardim. No auditório com 100 lugares, há apresentações teatrais, exposições de arte e reuniões da comunidade. O local tem salas para cursos profissionalizantes e abriga o Centro Internet Comunitária, com acesso gratuito.

# 5 Pico do Tardim
Com 1.250 metros de altitude, a formação rochosa é o ponto mais alto do município. Oferece trilhas para caminhadas e vegetação em torno da trilha e de árvores de médio e pequeno porte.

# 6 Galpão Cultural
O Galpão Cultural funciona em um prédio de dois pavimentos construído em 1898, com mais de mil m² de área coberta. No antigo porão ficam a Praça Musical e o Salão das Oficinas, com aulas de música, dança e pintura. No grande corredor há exposições permanentes. O andar superior é ocupado pelo Teatro Municipal, com 130 lugares, e o Centro de Memória Bom-Jardinense. O prédio, que no passado serviu como usina de café, também é sede do grupo de teatro Nóis da Casa, comandado pelo ator e diretor teatral Nobel Medeiros. O grupo oferece oficinas para alunos a partir de 14 anos de idade, de Bom Jardim e de municípios vizinhos.

Vestidos de palhaços e com pernas de pau, os atores do Nóis da Casa fazem intervenções nas ruas e praças da cidade.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Maravilha
Com três saltos, a cachoeira tem altura aproximada de seis metros e é rodeada por embaúbas, samambaias e lírios do brejo. As águas claras e frias da margem direita do Rio Grande formam duchas e piscinas naturais em meio à mata fechada.

# 2 Cachoeira Pedregulho
A cachoeira está situada no Rio São José, que nasce em Nova Friburgo e tem extensão de 25 quilômetros. Possui três saltos de águas claras, transparentes e frias e altura de dez metros. A paisagem à sua volta é de arbustos, gramíneas e árvores de médio porte.

■ EVENTOS

# 1 Festa de Nossa Senhora da Conceição
O dia da padroeira do município é comemorado com festas, shows e encontros religiosos pela paróquia Nossa Senhora da Conceição. Como a cidade tem muitos imigrantes, no evento há barracas de comidas típicas da Suíça, Portugal e Alemanha.

# 2 Festa de São Cristóvão
Em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, é tradicional a festa promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com três dias de shows, benção de automóveis e carreata. No evento, que inclui missa campal, mais de dois mil veículos costumam acompanhar o andor com a imagem de São Cristovão durante a procissão. Apresentações de quadrilha, atividades para crianças e grupos musicais também atraem um grande numero de fiéis.

# 3 Festa do Inhame
Voltada ao homem do campo e à valorização do trabalho rural, a festa é uma oportunidade para saborear diversas iguarias feitas com inhame. Há um concurso para escolha do melhor prato típico e do melhor inhame plantado na região. O evento conta com a apresentação de quadrilha, shows de bandas, corrida rústica e cavalgada. É realizado pela prefeitura de Bom Jardim em parceria com a Associação de Moradores, Produtores Rurais e Artesãos de Barra Alegre.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
3 h 31 min (182,6 km) via Rod. Pres. Joao Goulart, tambem conhecida como RJ-116.

De Ônibus:
Do Terminal Rodoviario Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, guichê da viação 1001 e na cidade de Nova Friburgo
Site: Viação 1001 – www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …