Fênix

Fênix está localizada a 428 km de Curitiba, na região Centro-Oeste do Paraná. A população, conforme estimativa do IBGE é de 4.903 habitantes. O nome da cidade faz menção à ave fênix, que segundo a mitologia grega renasceu das próprias cinzas, tal como o município, que ressurgiu das ruínas de Vila Rica, e hoje tem grande valor cultural, religioso e histórico.

Desmembrado de Campo Mourão em julho de 1960, Fênix é afortunada por sua natureza exuberante. Um dos pontos turísticos da cidade é o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, que tem uma beleza grandiosa devido à natureza ao seu redor e as mais diversas espécies em extinção que se encontram lá. Outro ponto de visitação é a Igrejinha da Serra.

Fênix é uma cidade pequena, porém lendária, com histórias, sabores e natureza exuberantes para conhecer. Não deixe de fora do seu roteiro!

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Área de vegetação nativa. A proposta é preservar o ecossistema, realizar pesquisas científicas e atividades de conscientização, educação ambiental com proteção integral da diversidade biológica na área.

# 2 RALLY FLUVIAL VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO
Participantes seguem de barco no Rio Corumbataí, descendo o Ivaí até a foz do Rio Paraná. Os pernoites são em pontos estratégicos ao longo de mais de 300 km de navegação. A realização atrai equipes de diversas regiões do País. A programação inclui soltura de peixes, plantio de árvores, limpeza do Rio Ivaí e conscientização de pescadores.

# 3 CENTRO CULTURAL ACYR JOSÉ CORREIA
Mais conhecida como Casa da Cultura. Em frente, há uma fonte luminosa com o símbolo do município, a ave de fênix.

# 4 Parque Estadual Vila Rica
São mais de 350 hectares de natureza. O parque abriga espécies em extinção como macaco prego, urubu rei, juruva, quati e outros animais. O local possui centro de atendimento aos visitantes, além de museus, trilhas, lago e quiosques. É o primeiro parque estadual tombado pelo Patrimônio Histórico, em 1948. No Parque Estadual Vila Rica, as trilhas em meio à mata nativa possuem duração de uma hora. O visitante tem contato com um dos últimos resquícios de floresta tropical da região. Há perobas, figueiras, canelas e palmitos em abundância. O Museu Paranaense funciona dentro do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. Lá, estão expostas cerâmicas e artefatos dos índios Guaranis, que foram encontrados no local. O monitoramento das pesquisas arqueológicas e levantamentos históricos em busca de identificação de novos sítios são feitos no museu.

# 5 Igrejinha da Serra
Também chamada de Capela Santo Inácio de Loyola, a igreja foi construída à beira do antigo Caminho de Peabiru, antiga trilha que saía do litoral e ia até o Peru. Diz a lenda que “caçadores de tesouros” cavavam o chão dessa capela porque acreditavam que os jesuítas tinham enterrado ouro ali.

■ EVENTOS

A data de aniversário de Fênix é dia 25 de julho. Neste dia acontece o “Expofênix”, com shows, exposição de artesanato e parque de diversão. No mesmo dia do evento tem a “Festa do Prato Típico”, onde é servido o peixe na cerâmica.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A distância que separa Curitiba de Fênix é de 428 km. A cidade é próxima de Campo Mourão (70 km) e Maringá (90 km). Para chegar até lá, o trajeto pode ser feito pelas rodovias BR-277 e BR-376.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
Aeroporto Dr. Paulo Abdala (possui cinco voos semanais para Curitiba)

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …