Home / Cidades do Brasil / Guapimirim

Guapimirim

Guapimirim é uma cidade localizada no pé da Serra dos Órgãos, distante apenas 40 minutos ou 60 km da capital Rio de Janeiro. A região possui montanhas que proporcionam diversas cachoeiras e vistas deslumbrantes. O município com seus 60.000 mil habitantes, Guapimirim é um lugar de riquezas históricas e naturais preservadas, onde os apaixonados por passeios ecológicos como os mochileiros, encontrão no “Parque Nacional da Serra dos Órgãos” ou no “Parque Estadual dos Três Picos“, a porta de entrada para trilhas incríveis.

Menos visitado, porém com sua riqueza biológica importantíssima, está a APA de Guapimirim, concentrando o último  fragmento de manguezal da Baia de Guanabara.

Guapimirim, encontra-se no fim da linha férrea da região metropolitana, porém devido a corrupção de governos anteriores e má administrado, tornam a viagem muito difícil, demorada e perigosa.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Sub Sede de Guapimirim)

Nesta região localiza-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, são um conjunto de montanhas rochosas e desnivelada da Serra do Mar, destaca-se o maciço do Dedo de Deus, com 1.692 metros de altitude.

Com uma área de mais de 20 mil hectares, o parque foi criado em 1939. Existem diversas trilhas que levam a cachoeiras, poços e piscinas naturais. Na sub-sede de Guapimirim também está a casa-sede da antiga fazenda Barreira do Soberbo e a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no pé do rio Soberbo em 1713, com estilo barroco.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

# 2 APA de Guapi-Mirim

Foto: Divulgação/ICMBIO

Com área de 13.926 hectares, a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim foi criada pelo no ano de 1984, resultado de um movimento ambientalista da sociedade civil organizada e da comunidade científica.

Tem como principal objetivo proteger os remanescentes de manguezais situados no final da Baía de Guanabara e assegurar a permanência e sobrevivência de populações humanas que dependem dos recursos pesqueiros local. Dentro da APA de Guapimirim está inserida a Estação Ecológica da Guanabara foi criada pelo e possui cerca de 2 mil hectares, abrangendo parte dos municípios de Guapimirim e Itaboraí.

# 3 Bairro da Barreira
Na subida da Serra sentido Teresópolis, está o bairro da Barreira, o local possui diversas cachoeiras e poços para banho com entrada gratuita, o lugar fica vizinha ao Parque Nacional. No local existe o conhecido Rogeriu´s Bar e Restaurante, com ótima estrutura para almoçar.

 
■ COMO CHEGAR

De Carro:
Do Rio de Janeiro: Acessar a Rodovia Washington Luís, BR-040 até o entrocamento com o Arco Metropolitano e a Rodovia Rio-Teresópolis. BR-116. Ao acessar a BR-116 seguir direto até Guapimirim.

De Ônibus:
Na cidade do Rio de Janeiro. existe ônibus da viação Reginas com ar condicionado, Linha 196 C Guapimirim x Central.

De Trem:
Guapimirim é o final do ramal Saracuruna x Guapimirim de trem, acessar o site da SUPERVIA Concessionária para mais informações e horários.

■ MAPA DA REGIÃO

■ HOTÉIS & POUSADAS



Booking.com

■ ARTIGOS RELACIONADOS / GUAPIMIRIM

-> Parque Nacional da Serra dos Órgãos

-> Serra dos Órgãos

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …