Maripá

É impossível não se encantar com as cores e sabores de Maripá. Internacionalmente conhecida como a Cidade das Orquídeas, também construiu sua imagem através da culinária e dos tratores. Isso mesmo, além da beleza das flores e do irresistível peixe assado, em Maripá está localizado o primeiro Tratoródromo do Brasil, palco do tradicional Arrancadão de Tratores. Quem entra na cidade pela PR-182 pode observar esses três símbolos no Portal Turístico.

Juntamente da piscicultura e produção de orquídeas, fortalecem a economia da cidade o setor industrial, comercial e agropecuário, com a criação de frango e suínos, além do plantio de soja, milho e mandioca.

A população estimada, segundo o IBGE, é de 5.624 habitantes. O nome do município origina-se da abreviação de Madeireira Rio Paraná, companhia Anglo-Argentina que, por volta de 1905, deu início a exploração de madeira e extração de erva-mate na região.

Já sobre o título “Cidade das Orquídeas”, tudo começou através da professora Zíria Dalchiavon, que em 1993 teve a ideia de plantar orquídeas nas árvores da cidade, em preparação ao desfile de 7 de setembro. Ao longo dos anos, o cultivo se popularizou. Em 1997, a câmara municipal designou a Maripá o título de Cidade das Orquídeas. São belezas que podem ser contempladas por todo município.

Quem procura tranquilidade e sossego da vida no campo, em Maripá existem diversas propriedades que recebem os visitantes de portas abertas e mesa farta. Durante todo o ano, é possível conhecer um pouco da cultura local, saborear os pratos coloniais e, claro, conhecer os belíssimos orquidários.

  • EMOÇÃO EM QUATRO RODAS
    Se você estiver pela cidade no mês de abril, vale a pena dar uma conferida no Arrancadão de Tratores. Nessa competição esportiva, tratores modificados percorrem uma distância de 201 metros em menos de 9 segundos. É pura adrenalina.
  • NÃO DEIXE DE OBSERVAR AS ÁRVORES
    Nas vias públicas, as orquídeas plantadas nos troncos das árvores fazem jus ao título da cidade. Predominam as flores da espécie Dendrobium, que florescem em agosto, mês em que é realizada a Festa das Orquídeas e do Peixe.
  • A BELEZA DAS LUZES E ORQUÍDEAS
    Em dezembro o clima de festa toma conta da cidade, destacando-se pela iluminação e decoração natalina que abrilhanta ainda mais a Praça das Orquídeas.

​​​

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Centro de Eventos e Tratoródromo
Além da pista construída especialmente para arrancada de tratores, o Centro de Eventos é composto por pavilhão gastronômico, pavilhão de exposição e área externa para exposição. Na época de competições o local emana adrenalina; na Festa das Orquídeas e do Peixe, as cores e sabores.

# 2 Praça das orquídeas e casa do artesão
Com belas orquídeas nos troncos das árvores, a praça é um ótimo local para descansar. Aproveite e visite também a Casa o Artesão, lá é possível adquirir produtos coloniais e comprar lembrancinhas para presentear amigos e familiares.

# 3 Parque municipal Lani Bento Maria
Em volta do lago, toda família pode desfrutar do amplo espaço com parque infantil e academia ao ar livre.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada no oeste do estado, a 600 km de Curitiba, Maripá faz divisa com Palotina, Nova Santa Rosa, Assis Chateaubriand e Toledo. É possível chegar até a cidade pelas rodovias PR-491 e PR-182.

De Ônibus
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …