Home / Amazonas / Maués

Maués

O município de Maués, distante cerca de 270 km da capital, tem acesso aéreo e fluvial. A cidade é repleta de belezas naturais: praias, lagos, cachoeiras, sítios arqueológicos, trilhas.

Além disso, no município há reservas indígenas, observação de botos e pesca esportiva. Maués é a maior produtora individual do guaraná e por isso recebeu o carinhoso apelido de “Terra do Guaraná”. A economia se baseia principalmente na agricultura, na produção local de guaraná e na pecuária.

O turismo é um setor econômico com grandes possibilidades de desenvolvimento no município pela existência privilegiada de inúmeras áreas de belezas naturais, como corredeiras, cachoeiras, grutas, reservas indígenas, reservas de desenvolvimento sustentável, praias etc.São cerca de 2.400 metros de área de balneabilidade que abrange as duas principais praias: Antártica e Maresia. A Maresia é a mais conhecida, pois todos os anos é lá que acontece a tradicional Festa do Guaraná no fim do mês de novembro, atraindo milhares de turistas para o município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu do Homem de Maués
O Museu do Homem de Maués foi inaugurado em novembro de 2009. O museu abriga peças arqueológicas e artesanais que retratam a história da cidade, além de esculturas feitas do pó de guaraná, mapas geográficos do município, peças arqueológicas com mais de mil anos, além de machados de pedra, vasos e instrumentos rústicos que produzem a trilha musical da lenda do guaraná.

# 2 Ilha de Vera Cruz
Ilha situada em frente de Maués (10 minutos de voadeira). Apresenta extensas praias de areias brancas assim como formações rochosas reveladas na época de vazante. Os moradores dessa área são os maiores produtores de farinha e mandioca do município. Na ilha possui um dos sítio arqueológicos de Maués.

# 3 Praia da Ponta da Maresia / Praia da Antártica
Juntas formam uma área de balneabilidade de cerca de 2.400 metros.

# 4 Floresta Nacional de Urupadi
Localizada no sul do estado do Amazonas, a Floresta Nacional de Urupadi foi criada em 2016, possui área de 538.081,09 hectares. Seu objetivo é para promover o manejo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais; a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade e apoiar o desenvolvimento de métodos de exploração sustentável dos recursos naturais.

# 5 Estação Ecológica Alto Maués
Localizada a 280 quilômetros de Manaus, a Estação Ecológica Alto Maués apresenta uma das maiores concentrações de primatas do mundo. A Unidade de Conservação localiza-se a 280 quilômetros de Manaus, na interbacia formada pelos rios Madeira e Tapajós, na área também conhecida como Ecorregião Madeira-Tapajós. Com 95.136 km² de área, esta interbacia tem nos rios Abacaxis e Maués-Açú seus principais cursos d’água. A bacia do rio Abacaxis ocupa a porção ocidental e dela fazem parte, como afluentes do corpo hídrico principal, os rios Curauari, Caramuri e Paracati; além dos igarapés da Onça, Miriti, Jabuti e Açú, pela margem direita, e os rios Curupá, Mari-mari pela margem esquerda.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …