Home / Cidades do Brasil / Nova Prata do Iguaçu

Nova Prata do Iguaçu

Município jovem, localizado no Sudoeste do Paraná, Nova Prata do Iguaçu se diferencia em relação à infraestrutura e belezas naturais.

A região é atingida por duas hidrelétricas, Salto Caxias e Baixo Iguaçu, que dispõe de grande área alagada, onde é possível praticar o ecoturismo. Há passeios de barcos, trilhas, atividades esportivas, lazer, camping e muito mais!

O nome do município faz referência aos colonizadores que vieram da cidade gaúcha de Nova Prata e, o nome “Iguaçu” foi acrescentado devido à proximidade ao rio. As cidades vizinhas são Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra e Boa Vista da Aparecida.

Em Nova Prata do Iguaçu, a pesca esportiva faz parte do calendário anual. A modalidade de esportes aquáticos está crescendo com intensidade e a produção de pescados em tanques-rede já é realidade, proporcionando emprego e renda.

Cidade de natureza exuberante e encanto para o turista, cheia de charme, aventura e lazer. O Rio Iguaçu, represado, propicia a exploração das belezas naturais ao longo de mais de 3,5 bilhões de metros cúbicos de água, e sua superfície se estende por 150 quilômetros quadrados de área alagada.

  • LAZER E AVENTURA
    Na Praia Municipal, além de toda infraestrutura do local, que conta com quadras de esportes, mesas de jogos, quiosques com churrasqueira e etc., há também empresas que levam turistas a passeios de barcos, caiaques, jet-ski, e em trilhas na mata.
  • PESCA ESPORTIVA CAPEVI
    O maior campeonato de pesca esportiva de tilápia do País acontece todos os anos. A atividade reúne mais de 200 embarcações.
  • CACHAÇA
    Cachaça artesanal de vários sabores é produzida no Sítio Pelizari ao longo de três gerações. A instalação está em propriedade rural familiar.
  • LAZER
    O Sítio Oliboni oferece várias opções de lazer e recreação. Pesque-pague, parque infantil, quadra de areia e campo de futebol.
  • DISTRITOS TURÍSTICOS
    Com fácil acesso e próximo da cidade, existem mais de 1.500 terrenos instalados e 16 loteamentos. Nos finais de ano e feriados prolongados, a população dobra com a vinda dos proprietários veranistas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praia Municipal
Há grande área de lazer na Praia Municipal. A praia artificial é a segunda maior do Paraná. A 8 km da cidade, o local oferece quadras de vôlei, futebol de areia, mesas de jogos, quiosques com churrasqueiras, área de camping, lanchonete, centro de evento, trilha, pista de cavalo de aço e área de banho.

# 2 Lago Municipal
Bem próximo ao centro da cidade, o Lago Municipal é uma área de lazer muito usada pela população local, principalmente para a prática de atividades físicas. As instalações incluem mirante, sanitários, quiosques, parque infantil, academia e lanchonete.

# 3 Usina Hidrelétrica Governador José Richa
A Usina Hidrelétrica Governador José Richa – Salto Caxias, construída há 20 anos, é umas das maiores do País. A barragem tem mais de um quilômetro de comprimento e 67 metros de altura, equivalente a um prédio de 24 andares. Está entre Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques e mais sete cidades ao longo do reservatório. Os passeios devem ser agendados

# 4 Reservatório
A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu está localizada no Rio Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques. Visitas à área do reservatório devem ser agendadas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso ao município são pelas rodovias Prefeito Setembrino Thomazi (PR-592) e Cândido Rizzoto (PR-471).

De Ônibus:
nd

De Trem:
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …