Peabiru

Quem ainda não conhece, ao menos já ouviu falar de Peabiru. Pelo município paranaense, passavam os milenares e místicos Caminhos de Peabiru, ramais de trilhas por onde andaram indígenas, jesuítas, bandeirantes e muitos aventureiros vindos de toda a América Latina.

Some-se a esse fato toda a riqueza cultural trazida por imigrantes alemães, italianos, japoneses, espanhóis, portugueses, eslavos, libaneses e palestinos, além de migrantes nordestinos, paulistas, catarinenses e gaúchos.

Acrescente belezas naturais, como montanhas e paisagens deslumbrantes propícias à prática de diversos esportes, 15 cachoeiras e indícios arqueológicos.

O resultado é um município de 14 mil habitantes, com caráter agrícola, que se destaca pela produção de queijos, vinhos, bolachas, doces e artesanato e, com tudo isso, representa um interessante destino turístico do nosso Estado.

Pelo menos duas feiras movimentam a cidade. Uma delas é a da Associação de Artesanato Caminhos de Peabiru, que além do trabalho de artesãos locais também tem opções gastronômicas. A outra é a Feira do Produtor Rural, que conta com venda de produtos e praça de alimentação. É toda quarta, das 16h às 23h, na Praça Central.

  • NATUREZA E AVENTURA
    ​​​​​​Trechos milenares, percorridos no passado pelos Guaranis, jesuítas, portugueses e espanhóis passam por aqui. São os caminhos de Peabiru, que além do valor histórico, deram origem a trilhas. Embarque nessa aventura, de muitas belezas naturais, vestígios arqueológicos, cachoeiras e minas de água potável.
  • A FESTA JUNINA É TRADICIONAL
    Padroeiro do município, São João dá origem a uma das festas mais tradicionais de Peabiru – a Festa Junina.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Caminhos de Peabiru
Não existe consenso sobre as origens dos Caminhos de Peabiru, mas ninguém discorda de que o local é uma atração turística imperdível. Representando uma mistura de natureza exuberante com resquícios de história, o lugar oferece trilhas secas ou de água rasa e corrente – das mais tranquilas àquelas radicais. Quem opta pelas últimas tem que passar por 10 provas para concluir o percurso, que é composto por 9 km e dura 3h30.

# 2 City Tour pelo Museu Caminhos de Peabiru
Nem só de esforço físico são feitos os Caminhos de Peabiru. Eles também conduzem a uma incrível viagem pela história e cultura locais. Um museu guarda acervos indígenas e de costumes regionais e locais. No espaço, encontram-se também a Prefeitura Municipal, a Casa da Cultura e a Igreja Católica em estilo semi gótico.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada no coração do Paraná, a cidade é cortada pelas rodovias PR-158 e BR-369, que é duplicada. A cidade é servida por linhas de ônibus comerciais e tem como aeroporto mais próximo o de Maringá, a 60 km. A distância até Curitiba é de 500 km.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …