Pelotas

Pelotas possui pouco mais de 343 mil habitantes e fica às margens do canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, no estado do Rio Grande do Sul. Sua zona urbana e a rural de Pelotas contam com monumentos, paisagens e belas vistas incríveis. A vocação econômica de Pelotas é o agronegócio e o comércio.

O município é grande centro comercial na região, atraindo compradores de toda a região para as suas galerias e lojas localizadas no calçadão e bairros. Pelotas é conhecida pelas belezas arquitetônicas de prédios tombados.

Na praça central da cidade está concentrada boa parte do Patrimônio Histórico e monumentos. Um exemplo é o chafariz “As Três Meninas”, vindo de Escócia em 1873. Porém, o maior monumento da cidade é a caixa d’água de ferro, localizada na Praça Piratinino de Almeida, construída em 1875, e que ainda serve ao abastecimento diário de água no município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

#1 Theatro Sete de Abril
Foi erguido em 1834, no próspero ciclo econômico das charqueadas, do qual Pelotas foi o epicentro no Brasil.

#2 Museu de História Natural Carlos Ritter
O Museu de História Natural Carlos Ritter é um museu brasileiro, localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul. É um órgão do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas e está localizado na rua Barão de Santa Tecla, 576. Atua como plataforma de divulgação científica para a comunidade de Pelotas e região.

#3 Parque Dom Antônio Zattera
Localizado no centro da cidade de Pelotas, possui muitas árvores e áreas de lazer. Bastante frequentado principalmente nos finais de semana. Na praça existe a Feira da Colônia que acontece sempre aos sábados.

#4 Centro de Eventos da Fenadoce
Local onde é realizada a Fenadoce.

#5 Mercado Público
O Mercado Público, construído entre 1847 e 1853, é um dos destaques. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para Art Nouveau após 1970, quando o prédio foi destruído por um incêndio e reconstruído. Nele se encontram a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão a Torre Eiffel na cidade gaúcha.

#6 Charqueada de São João
Foi construída em 1810 por Antônio José Gonçalves Chaves, natural de Vila Verde do Ouro em Portugal. Gonçalves Chaves se instalou no Rio Grande do Sul em 1805 para trabalhar como caixeiro, fazendo rápida fortuna, a ponto de dez anos mais tarde, ser considerado um dos homens mais ricos da província. Juntamente com Domingos José de Almeida, José Vieira Viana e Bernardino José Marques Canarim, importou dos Estados Unidos, em 1832, uma máquina à vapor que permitiu o estabelecimento da navegação entre Pelotas e Rio Grande. Em 1837, durante a Revolução Farroupilha, estabeleceu uma charqueada em Montevidéu e, nesse mesmo ano faleceu vítima de um naufrágio.

A charqueada está localizada à margem direita do arroio de Pelotas e dela resta apenas a residência-sede e algumas ruínas da área de produção.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Porto Alegre, seguir pela via BR-116, com duração de 3 h 6 min e 244 km de distância.

De Ônibus
Rodoviária de Pelotas – Eterpel
Endereço: R. Garibaldi, 660 – Centro, Pelotas – RS, 96010-490
Telefone: (53) 3278-7000

Expresso Embaixador Ltda
Endereço: R. Garibaldi, 660 – Centro, Pelotas – RS, 96010-490
Telefone: (53) 3278-7000
Site: www.expressoembaixador.com.br

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …