Home / Cidades do Brasil / Santo Antônio da Platina

Santo Antônio da Platina

Conhecida como Cidade Polo Comercial, Santo Antônio da Platina possui um expressivo número de lojas, nos mais variados segmentos, se destacando como centro de compras da região.

Cidade centenária, hospitaleira, está localizada na região do Norte Pioneiro, a 363 km de Curitiba, ao lado de Jacarezinho, Guapirama e Barra do Jacaré. O município é encontrado nos mapas desde 1896. Imigrantes que chegaram de Minas Gerais foram os fundadores de Santo Antônio da Platina

Com população estimada, segundo o IBGE, de 45.031 habitantes, a agricultura e a criação de suínos foram as primeiras atividades dos moradores que lá se instalaram. Antes subordinada a Jacarezinho, a cidade só se tornou autônoma em 1914. Acredita-se que o nome vem das pesquisas de geólogos, que teriam confirmado a existência de jazidas de platina no território. Além disso, o padroeiro da cidade tinha o mesmo nome.

Há cerca de mil estabelecimentos comerciais em Santo Antônio da Platina. Quem deseja fazer compras, no centro da cidade, principalmente nas ruas Rui Barbosa e Marechal Deodoro, têm diversos atrativos locais.

  • FESTAS E EVENTOS
    Para quem visita a cidade no mês de junho, tem a oportunidade de conhecer as duas festividades. Há a Festa de Santo Antônio do Bolo Casamenteiro, padroeiro do município, e também o Festival Platinense do Milho, considerado o maior evento gastronômico do gênero no Norte Pioneiro.
  • PROJEÇÃO NACIONAL
    Além de Polo Comercial, Santo Antônio da Platina possui uma importante rede de serviços na área da saúde, com assistência médica, clínicas e laboratórios de projeção nacional. A cidade é centenária e hospitaleira.
  • FEIRA DE EXPOSIÇÃO DE NEGÓCIOS DO NORTE
    A cidade possui a maior e mais tradicional Feira de Exposição de Negócios do Norte Pioneiro – Expo-Efapi, promovida sempre no primeiro semestre do ano.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua
Parte da história do município é ancorada na presença da igreja católica, instalada no Marco Zero, no Centro da cidade. Com pedra fundamental lançada em 13 de junho de 1929, destaca-se por sua exuberância de formas, com traços de puro estilo românico. A primeira pedra foi transportada por carro de boi.

# 2 Santuário Nossa Senhora das Graças
Parte integrante da Rota do Rosário, considerada uma importante referência na Igreja Católica da região. O Santuário Nossa Senhora das Graças recebe os peregrinos diariamente, sendo o ápice da demonstração da fé e perseverança todo dia 13 de cada mês, com reza do terço, confissões, e missa de Ação de Graças.

# 3 Morro do Bim
O Morro do Bim é, certamente, um dos locais públicos mais visitados em Santo Antônio da Platina, oferecendo uma visão ampla da Cidade. É um ponto religioso e turístico, onde estão o Cruzeiro e a imagem do Cristo. Os cristãos procuram subir, principalmente a pé, meditando, fazendo orações e, se tratando do catolicismo, acontece a celebração de missa na Páscoa e procissão penitencial na Sexta-Feira Santa, entre outras programações.

# 4 Natal de Luz
Alusivo às comemorações que ocorrem em dezembro nas ruas, avenidas e edificações tradicionais fartamente iluminadas, o Natal de Luz é iniciativa do comércio local, com apoio da prefeitura e da Paróquia Santo Antônio de Pádua, onde desde 2002, o seu ponto alto ficou por conta das exibições do Grupo de Canto Sementinha. O evento reúne milhares de pessoas e se transformou em atração turística.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Santo Antônio da Platina é cortada pela BR-153. Também passam pela cidade as rodovias PR-092 e PR-439. A cidade está localizada a 140 km de Londrina.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …